novembro 22, 2017

Case Prefeito Rio Carioca

Witbier Rio Carioca – um case de humor, oportunidade, repercussão e crescimento.

A Cerveja Rio Carioca, que já vem se consolidando como uma das principais marcas de artesanais do Rio de Janeiro e provavelmente aquela com maior presença na mídia offline e online, fez em 2017 um ambicioso lançamento de sua versão Witbier, além das versões pilsen e trigo já existentes.

Ambiente.

O mercado de cervejas artesanais, depois de alguns anos de grande crescimento, vive um momento delicado, de queda e de consolidação. Algumas grandes cervejarias entraram comprando rótulos, outros saíram e muitos amargam quedas em média de 34% nas vendas por conta da crise do país e, em particular, do Rio de Janeiro.

Dentro deste contexto a Cerveja Rio Carioca decidiu ser agressiva e antecipar o lançamento de sua Witbier, uma cerveja leve de verão que se adequa bem ao Rio de Janeiro no ano todo.

O motivo da antecipação? O sucesso das duas primeiras versões e a construção de marca em pouco mais de um ano de lançamento.

A estratégia de comunicação

A Rio Carioca foi toda construída sobre um forte conceito com muita aderência com a marca: “O espírito carioca engarrafado”.

A campanha que responde a esse conceito sempre usou o humor típico do carioca, de crítica e de informalidade (veja abaixo o filme e o cartaz de lançamento) e a oportunidade como sustentação. Foram quase 40 posts em um ano de campanha, sempre com a mesma identidade visual para construir um visual inconfundível a cada post, anúncio, cartaz ou outdoor da campanha. Abaixo, alguns dos posts com maior destaque no primeiro ano de campanha.

O filme “Beba com moderação” foi considerado pelo Clube de Criação de Snao Paulo, em seu anuário de 2017, um dos três melhores comerciais de bebidas alcoólicas do país. https://www.youtube.com/watch?v=zFfuP5Pf-Pk

Continuidade.

Nada mais natural do que dar continuidade ao conceito e campanha, com oportunidades e linguagem bem carioca, respondendo ao conceito que está impresso nos rótulos da cerveja.

A campanha e a repercussão de raiz.

Um evento na Lapa, zona boêmia e cervejeira do Rio, marcou o lançamento do novo rótulo Witbier da Rio Carioca. Como o evento foi um sucesso e aconteceu no dia 1º de Abril, criamos um post para comemorar que todo mundo foi ao lançamento, ou quase todo mundo. Como sempre brincando com os fatos políticos em cima do lance, a brincadeira com a Adriana que “ficou presa em casa” (veja abaixo) bombou nas redes sociais e nos portais, jornais e sites de notícias.

Tudo começou quando a jornalista Cora Ronai postou o anúncio e comentou “Rindo ate 2019”. Depois foi a vez do jornalista e colunista José Simão postar em suas redes, seu blog e falar na rádio Band News FM junto com Ricardo Boechat, uma das maiores audiências do rádio brasileiro. Depois, Simão ainda escreveu sobre o anúncio em sua coluna da Folha de São Paulo.

Logo no começo da repercussão que gerou organicamente centenas de comentários e milhares de compartilhamentos e likes nas redes, sites e publicações como G1, Veja, Adnews, Exame, Estado de São Paulo, O Globo na coluna do Ancelmo Gois entre outras dezenas de jornais e portais fizeram matérias sobre a peça, o que gerou uma mídia espontânea de milhões de reais para a marca, toda orgânica: não havia e não há assessoria de imprensa envolvida. É o que chamamos de repercussão raiz, de verdade, orgânica.

Outros posts foram criados com grande repercussão por todo o Brasil e até em países como Portugal, por exemplo. E a cada repercussão gerada, mais pontos de venda são gerados e mais a marca cresce na cabeça e no coração do consumidor.

Destaque para o post “Nossa garrafa não é retornável, retornável é senador”, que gerou grande engajamento nas redes e matérias na Exame, Veja, G1, Adnews e o jornal FT de Portugal.

Além disso, o conjunto da campanha ganhou matéria relevante no Meio & Mensagem, por exemplo, além de outros sites que publicaram vários posts, como Janela e Propmark.

É importante ressaltar aqui que a busca não é pela mídia espontânea em si, mas pela repercussão de verdade na sociedade.

O outdoor que virou promoção e viralizou.

Para aproveitar mais uma oportunidade, a agência espalhou pela cidade um provocativo outdoor que respondia ao que o carioca pensa de seu prefeito, que ele anda meio sumido, viajando muito. Com o habitual “espírito carioca engarrafado” da comunicação da marca, a peça perguntava “Sabe do prefeito? Se encontrar com ele, manda um abraço”.

O outdoor ganhou a coluna do Anselmo Gois, no jornal O Globo, no impresso e no digital, além que matérias no Adnews, Meio & Mensagem, Propmark, Janela, Exame e outras publicações que geraram centenas de posts e comentários nas redes.

Para gerar ainda mais buzz online, cliente e agência criaram a promoção “Selfie com o prefeito”. Nela, os dez primeiros que enviassem uma selfie sua com o prefeito do Rio (tirada no Rio) ganhava um kit da Rio Carioca.

A promoção gerou ainda mais repercussão na imprensa e online, gerando até três semanas de grande repercussão em novembro e dezembro.

Resultado, números impressionantes.

Mídia espontânea no valor de 30 vezes o investido.

Vendas da Witbier maiores do que os outros dois rótulos juntos.

Consolidação da marca Rio Carioca e da comunicação baseada na oportunidade e no conceito do “Espírito Carioca Engarrafado”.

Crescimento de 11% em 2017, na contramão do mercado em queda.

Cerveja Rio Carioca – Beba com Moderação

Sites e blogs mais uma vez repercutiram a notícia e aumentaram ainda mais o awarness da ação e da marca. Mais um golaço da parceria Rio Carioca e Onzevinteum.

 

Veja mais cases da Rio Carioca e sua aposta no “espírito carioca engarrafado” e na repercussão das oportunidades:

http://onzevinteum.com.br/index.php/case-witbier-rio-carioca/

http://onzevinteum.com.br/index.php/case-rio-carioca/